sexta-feira, 7 de janeiro de 2011



 formação dos professores Da EDUCAÇÃO INFANTIl

PAUTA

        Formadoras: Aparecida Freire e Norineide Rodrigues               
        Horário: 07:00h às 11:00h                  
        Data: 17/09/2010

        Temática da Formação: Experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita e o convívio com diferentes suportes e gêneros textuais, orais e escritos, na Educação Infantil.
       
       Objetivos da Formação:
        • Refletir e entender a função da linguagem verbal na Educação Infantil:
Ø  a inserção das crianças  nas práticas sociais de oralidade, leitura e escrita;
Ø  as experiências de apreciação e interação com a linguagem verbal (oral e escrita) das crianças.

       Mensagem: “Quando vier me visitar”- Clarice Lispecto    
       Acolhida: Contação de uma história (E.E.F Vicente Reis Cavalcante)
       
     Resolução (slides): Art 9º As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira, garantindo experiências que:
III – possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos.
- as aprendizagens das crianças a partir das experiências em práticas de leituras e escritas significativas;
- o papel da professora para garantir que as crianças vivenciem essas experiências

    Roda de Conversa: (questionamentos) Impressões sobre a atividade desenvolvida; postura das crianças; postura da professora;

    Roda de conversa: (slides) o que é; características; possíveis aprendizagens; mediação da professora na organização e no desenvolvimento da roda;

       Roda de Histórias - leitura e contação de histórias: apresentação de uma história (slides) possíveis aprendizagens das crianças; a mediação da professora (organização dos materiais; do espaço; sua participação).
    Vídeo - “Os contos que as caixas contam”: fechamento das discussões;
    Divisão da turma em grupos: analisar e desenvolver atividades envolvendo diferentes suportes textuais (nome próprio, música, brincadeira, receita, elaboração de um texto coletivo).
    Plenária: cada grupo irá apresentar suas atividades ao grupão.
   Apresentação dos textos (CD): textos sugeridos como subsídios.
  Avaliação da formação: instrumental de avaliação.


ANEXOS

Acolhida: Contação de uma história
Pai de aluno da E.E.F. Vicente Reis Cavalcante 


Apresentação de Slides


                                                               Discussão em grupos



Questionamento em grupo


Desenvolvimento de atividades com música


Depoimento da Professora Eloína


   Professora Zilda, contação de história 

Um comentário:

  1. FICOU ÓTIMA AS POSTAGENS E VER O QUANTO ESTAMOS CRESCENDO PEDEGOGICAMENTE. CONTINUE POSTANDO QUERO VER SEMPRE SUGESTÕES NOVAS.

    ResponderExcluir